Instalando extensões do Mozilla Firefox no GNU Icecat

Para obter mais segurança e privacidade como tenho por aqui escrito, resolvi começar a usar o GNU Icecat, mas uma vez que o seu UserAgent contém a informação sobre o Icecat, no site das extensões do Firefox não as conseguimos instalar, por forma a contrariar isso, o mais fácil é instalando a extensão User Agent Switcher, e depois modificar o final do nosso user agent ou então criar um para o efeito.

Este exemplo funciona para instalar as extensões: Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; en-US; rv:1.8.1.3) Gecko/20070309 Firefox/3.5.5

O pequeno pormenor que faz toda a diferença é o fim: Mozilla/5.0 (X11; U; Linux x86_64; en-US; rv:1.9.1.5) Gecko/20091109 IceCat/3.5.5

Podemos verificar como ele está aqui

E para saber-mos o que o nosso browser está a enviar, por motivos de privacidade e segurança, podemos dar olhada aqui.

Agora tenho de ver como é que se compila isto🙂 para aumentar ainda mais a segurança!

Para instalar a versão normal é simples, dar olhada aqui

=-=-=-=-=
Powered by Bilbo Blogger

6 Respostas to “Instalando extensões do Mozilla Firefox no GNU Icecat”

  1. Boas,

    Como te disse há uns tempos uso Ubuntu e sou completamente apologista do software livre. Por isso…

    …estou a usar o Icecat por agora. Estive a ler o que escreveste sobre o software mesmo livre e as tais questões de privacidade. Apesar de ainda não perceber nada sobre o assunto tenho andado com isso na cabeça.

    Nos meus testes ao Icecat, escrevi na barra de endereços e já conhecido

    “about:mozilla”

    Fiquei espantado por ver que deu exactamente o mesmo resultado que o Firefox. Fiquei mesmo com a sensação que o icecat é uma quase cópia integral do Firefox e que se calhar o mais essencial não mudou. Muito provavelmente estarei engando, mas não gostei de ver a página do ‘about’ a surgir.

    Neste momento ando à procura dum browser decente. Qual é o que aconselhas? Às vezes apetece-me sair do Firefox. Já experimentei o Epiphany, não gosto o Opera, e o Chrome enfim.. para além de ainda não estar como eu quero é lá do menino dos Bilder…

    Por agora fico por aqui, logo te vou dizendo mais qualquer coisa.

    Abraços.

    • boas,

      desculpa de só agora responder.

      o gnu icecat usa o código do mozilla firefox, mudou apenas e só por motivos legais os ícones e o nome, tal como a versão da debian, o iceweasel.
      a versão gnu icecat acrescentou ainda algumas coisas relativas à segurança e privacidade, como por exemplo a extensão que se encontra no sitio de download do icecat.

      eu por mim continuo a usar o gnu icecat e o iceweasel, mas estou a gostar bastante do icecat.
      as vantagens são que é compilado pela gnu e tal como os outros mozilla based, tem a vantagem de ter diversas extensões de segurança e privacidade.

      ab

  2. […] principalmente os três primeiros por causa do que irei falar a seguir, as extensões de segurança.Nos últimos tempos o meu favorito é mesmo o GNU Icecat que irei compilar seguindo estas dicas do Bruno, e até […]

  3. O Icecat é o sucessor do Iceweasel, um navegador do projeto GNU, é um fork (por assim dizer) do Firefox porém foram removidos todos os plugins não-livres do Icecat. Agora, se é para instalar plugins não-livres, seria bem mais sensato utilizar o próprio Firefox. Não acha? Icecat é para aqueles (como eu) que não abrem mão da liberdade.

    • 1º não é um fork, apenas é removida a parte copyright da mozilla, como os ícones.

      2º as extensões funcionam, não funcionam? então para quê ser radical a esse nível?

  4. A questão não e ser radical, o que vejo é que o icecat foi criado com este propósito, liberdade! Tanto é assim que a FSF quer criar um repositório de plugins 100% livres para o Openoffice.org, assim como criou para o icecat. Por esta razão digo que não faz muito sentido utilizar o icecat com plugins proprietários, apenas para ter alguns ícones diferentes e dizer que usa o icecat. Simplesmente não faz muito sentido. Agora, as extensões funcionam? Use então…
    Abraço

Deixe uma Resposta

